Triagem em papel filtro

Imunoscreen é a mais completa linha validada e padronizada para triagem em papel filtro. A linha está devidamente regularizada na ANVISA para as seguintes aplicações:

  • Triagem de doenças infecciosas;
  • Triagem neonatal.

Acesse o site oficial: clique aqui

Testes Rápidos

► Ensaios imunocromatográficos;

► Não necessita de instrumentação para execução;

► Armazenagem em temperatura ambiente;

► Resultados rápidos e seguros;

► Embalagem individual;

► Fácil de usar.

Látex

► Reagentes líquidos prontos para uso;

► Alta qualidade enzimática;

► Excelente custo x benefício;

► Assessoria Científica permanente.

Meios de Cultura

► Praticidade e segurança no uso;

► Disponíveis em placas;

► Padronização e qualidade em sua rotina;

► Redução de mão-de-obra no processo de produção;

► Lotes acompanhados de Certificado de Controle de Qualidade.

Ágar Müeller Hinton

Finalidade
Ágar Müeller Hinton MBiolog é um meio de cultura recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), pela técnica de difusão de discos segundo o CLSI.

Princípio de ação
Possui uma substancial fonte de proteínas e carboidratos que proporcionam o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. Além disso, a baixa concentração de timina e timidina e níveis adequados de cálcio e magnésio, evitam falsos resultados de sensibilidade ou resistência.

Amostra
Por se tratar de meio de cultura adequado à realização de antibiogramas Pour Plate, recomenda-se utilizar colônias puras para inóculo. Este inóculo deve seguir à regra, as instruções de uso do produto.

Teste de sensibilidade
A metodologia proposta por Kirby-Bauer é recomendada mundialmente para a determinação da sensibilidade a antibacterianos, através da difusão em ágar; a OMS recomenda a utilização de Ágar Müeller Hinton como meio seletivo para a realização de provas de sensibilidade.

Preparo do inóculo
Em um tubo de ensaio estéril, dispensar 5 ml de caldo soja tripticaseína (TSB), e repicar, neste meio, 4 a 5 colônias puras da bactéria a ser testada. Incubar durante 2-6 horas à temperatura ideal para crescimento da bactéria (usualmente entre 35 e 37ºC). Não utilizar culturas mistas em provas de difusão, pois os resultados obtidos tendem a ser errôneos. Períodos de incubação elevados para o inóculo podem fornecer menores halos de inibição do que os usualmente obtidos. Em contrapartida, inóculos de baixa densidade bacteriana promovem halos de inibição maiores do que os normalmente verificados. Poderá também ser usada uma solução fisiológica estéril e nela introduzir colônias até que seja atingida uma turbidez de 0,5 na escala de Mc Farland.

Acerto da Turbidez
Preparar, em um tubo de ensaio igual ao utilizado na realização do inóculo, uma solução de sulfato de bário, a ser usada como referência de turbidez, da seguinte forma:
0,5 ml de cloreto do bário 0,048 M + 99,5 ml de ácido sulfúrico 0,36 N ( 0,5 na escala de Mc Farland). Ajustar a turvação do meio inoculado em relação à solução de referência (pode-se utilizar solução salina fisiológica ou o próprio meio para este ajuste). Após o acerto da turvação, a concentração bacteriana no meio encontra-se entre 1 a 2 ×108 bactérias/ml.

Semeadura
A semeadura do inóculo pode ser realizada com swab ou por superposição da camada de inóculo. Embeber a extremidade do swab no inóculo aferido e então pressioná-la na parede do tubo, de forma a remover o excesso de inóculo. Delicadamente, aplicar o inóculo sobre a superfície da placa de Ágar Müeller Hinton, em várias direções, de forma a cobrir toda a placa. Aguardar 15 minutos, para total secagem do inóculo aplicado.

Aplicação dos discos
Aplicar os discos com auxílio de um dispensador ou manualmente. Quando manualmente, aplicar os discos sobre a superfície da placa inoculada utilizando uma pinça flambada e fria. Após aplicar o disco sobre a placa, fazer leve pressão sobre o mesmo, de forma a melhorar a sua aderência ao meio. Deve-se permitir que a distância entre os discos seja suficiente para se evitar a sobreposição dos halos de inibição. Incubar a placa em posição invertida, durante 16-18 horas, entre 35 e 37ºC. Quando necessária anaerobiose ou atmosfera de CO2 deve-se padronizar a incubação.

Interpretação
Os halos de inibição devem ser qualificados com o auxílio de um paquímetro ou régua milimetrada. A expressão dos tipos de halos são: sensível, intermediário e resistente. Os fabricantes de discos de sensibilidade fornecem tabelas de halos de sensibilidade específicas para os discos empregados, os quais são baseados em informações do CLSI (documento M100). Colônias diferentes da colônia da cepa testada, que crescem no interior de halos são sugestivas de impureza no inóculo empregado ou de linhagens diferentes da mesma espécie. Determinados antibacterianos promovem a formação de halos duplos, nestes casos deve-se considerar apenas o halo interno e mais claro, ignorando o halo mais externo e denso.

Apresentação
Meio de cultura pronto para uso em placa de petri.
Embalagem com 05 placas

Bula Agar Mueller Hinton vs02
FISPQ Agar Mueler Hinton